segunda-feira, 6 de maio de 2013

Projetos de Extensão 2013 - Atividades dos Bolsistas

Os bolsistas dos meus atuais projetos de extensão deverão ficar atentos as especificações básicas sobre as atividades dos mesmos. Sendo assim, foi publicado no Site do Projeto uma postagem destinada a apresentação geral desta atividade.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Atividade Prática 1 - TERC 2013-2

Título: Rede SOHo Wireless.

Tempo de Execução: Em até 10 horas.

Local: Em qualquer computador o qual tenha instalado o simulador requisitado na atividade, com preferência para os computadores dos laboratórios do curso, onde os alunos poderão ter o auxílio dos monitores.

Data de Entrega: Os relatórios (em formato PDF) e os arquivos das simulações devem ser enviados ao professor da disciplina até o dia 20/06/2013.

Descrição: Cada equipe composta de 3 a 5 alunos deverá, usar o simulador Packet Tracer (CISCO) para implementar uma rede SOHO wireless com 5 a 10 estações de trabalho, as quais terão acesso a Internet via ISP. Esta simulação deverá ser documentada através de uma relatório (ver diretrizes a seguir) da atividade.

Diretrizes: Para a execução das simulações as equipes deverão obedecer as seguintes diretrizes básicas:
  • O trabalho deverá ser organizados em duas partes a saber: a simulação e o relatório;
  • Para a simulação é necessário que sejam seguidas as orientações descritas neste post, assim como devem usar como base o cenário de implementação especificado para esta disciplina;
  • Cada relatório deverá seguir um roteiro padrão onde as seguintes informações deverão ser inseridas:
  1. Apresentação - Visão geral da simulação e sua relação com os conceitos observados nas aulas teóricas;
  2. Objetivo - Deixar claro qual o elemento de demonstração (conceitos, fundamentos e/ou aplicação) será abordado na simulação;
  3. Funcionamento - Descrição geral usando o diagrama obtido no software de simulação, seguido de um pequeno texto sobre os principais componentes e seus relacionamentos;
  4. Processo de Montagem - Descrição dos passos e atividades executados no simulador. Aqui deve ser detalhado o processo de configuração de cada um dos dispositivos da rede. Observa-se que é necessário especificar qual foi a participação de cada integrante da equipe na construção da simulação;
  5. Resultados e Conclusões - Apresentar os resultados e a relação entre a simulação e os conceitos obtidos, ou não, nas aulas teóricas;
  6. Referências bibliográficas;
  7. Anexos.
  • O relatório, em um dos seus anexos, deverá especificar os equipamentos reais a serem usados nestas redes, onde cada equipe deverá usar um dos seguintes fabricantes: CISCO, TP-Link, D-Link, Intelbras e outros. Esta lista de equipamentos deverá identificar estes através de seu código do fabricante, descrição geral e custo aproximado.
  • Cada trabalho (equipe) deverá ter as suas particularidades. Estas particularidades serão especificadas no momento da formação de cada equipe (em sala de aula), quando o professor da disciplina irá especificar, para cada simulação, características como quantidade de cliente, tipo de endereçamento, forma de conexão e nível de custo.
  • Qualquer dúvida sobre a atividade deverá ser encaminhada e respondida através do fórum da atividade (comentários a este post). Observa-se que o professor, ou monitor, da atividade só irá responder o questionamento, após 24 horas da sua postagem, permitindo que neste intervalo os próprios alunos possam opinar sobre o problema.

Cenário de Implementação - Visão Geral (TERC 2013-2)

As atividades práticas da disciplina Tópicos Especiais em Redes de Computadores, do segundo período de 2013, serão feitas com base em um cenário de uma organização composta por vários escritórios, distribuídos em uma cidade de tamanho médio. Observa-se que esta cidade tem topografia predominantemente plana e conta com poucos prédios de grande porte, permitindo assim que estes escritórios sejam facilmente interligados através de links wireless proprietários. De forma geral, estes escritórios podem ser caracterizados como a seguir.

Matriz - Diretoria e Administração de TI.
  • Rede local com equipamentos de desempenho comum, pois seus usuários apenas tem acesso as aplicações administrativas e Internet. Os usuários usam 5 a 10 estações de trabalho wireless e compartilham: duas impressoras, uma laser monocromática e outra deskjet multifuncional e; um servidor de aplicações/dados onde todas as aplicações tem base na Web e seu MSDB é MySQL.
  • A exceção a esta rede é o Switch principal, que deverá ter suporte a VLAN, assim como deverá ter conectado a ele: o concentrador de rede da matriz; o concentrador de rede da equipe de TI (com duas estações de alto desempenho); o servidor de aplicações/dados e; o roteador wireless de comunicação com as filiais, assim como o roteador de acesso a Internet, este último com suporte a VPN.
Filial Tipo 1 - Rede de acesso a Matriz.
  • Rede com equipamentos de desempenho comum, pois seus usuários apenas tem acesso as aplicações da Matriz, assim como a Internet. Os usuários usam de 5 a 10 estações de trabalho wireless e compartilham uma impressora deskjet multifuncional. Cabe lembrar que este escritório está conectado a matriz através de um roteador wireless.
Filial Tipo 2 - Estações de alto desempenho e acesso a rede da Matriz.
  • Semelhante a Filial Tipo 1, mas por ter equipamentos de alto desempenho, devem usar de infra estrutura cabeada.