quarta-feira, 24 de julho de 2013

Atividade 3 - CD 2013-2

Título: Implementando Dispositivos Digitais do Cotidiano.

Tempo de Execução: Em até 20 horas.

LocalAs atividades referentes a simulação e documentação, podem ser executadas em qualquer computador que tenha instalado os softwares necessários, com preferência para os computadores dos laboratórios do curso, onde os alunos poderão ter o auxílio dos monitores.

Data de Entrega: O relatório (em formato PDF) deve ser enviado ao professor da disciplina até o dia 18/08/2013.

Descrição: Cada equipe  deverá fazer uma pesquisa sobre um dos 6 dispositivos digitais apresentados a seguir e implementar a pesquisa através de um simulador. Após a implementação, deve ser feito um relatório técnico sobre a atividade, onde a equipe pode usar os diagramas de simuladores e/ou e-CADs para melhor ilustrar e documentar as ações executadas.

Dispositivos Digitais:
  • Relógio (HH:MM).
  • Cronômetro (MM:SS) com Stop, Restart e Reset.
  • Contador Regressivo de Passagem (99-00).
  • Semáforo de 4 tempos com cronômetro (99).
  • Gerador de Números Aleatórios (0-9).
Diretrizes: Para a execução das simulações as equipes deverão obedecer as seguintes diretrizes básicas:
  • O trabalho deverá ser organizados em duas partes a saber: o experimento e o relatório;
  • Para o trabalho é necessário que sejam seguidas as orientações descritas neste post. Desta forma, uma sugestão para a sequência dos procedimentos seria:
  1. Pesquisar por informações sobre os Dispositivos Digitais e/ou outros documentos de referência;
  2. Definir um diagrama lógico do circuito selecionado (simulador ou CAD);
  3. Usando um simulador (de execução em protoboard), montar e executar o experimento;
  4. Compor o relatório final usando o material pesquisado e diagramas.
  • Cada relatório deverá seguir um roteiro padrão (modelo da UFSC) onde as seguintes informações deverão ser adicionalmente destacadas:
  1. Introdução - Visão geral do experimento e sua relação com os conceitos observados nas aulas teóricas;
  2. Objetivo - Deixar claro qual o elemento de demonstração (Dispositivos Digital) será abordado no experimento;
  3. Procedimentos - Descrição dos passos e atividades executadas no experimento. Esta descrição deve ser documentada através de diagramas obtidos nos softwares de simulação, seguido de um pequeno texto sobre os principais componentes e seus relacionamentos. Observa-se ainda que cada atividade deverá ter indicado o(s) nome(s) do(s) aluno(s) responsável(is) pela(s) por esta;
  4. Resultados e Conclusões - Apresentar os resultados e a relação entre o experimento e os conceitos obtidos, ou não, nas aulas teóricas.
  • Cada equipe deverá ser composta por n alunos, onde n é calculado através da razão inteira entre o número total de alunos da turma e o número de temas, acrescida de uma unidade.
  • A composição de cada equipe, assim como o tema selecionado, deverão ser informados até o dia 26/07/2013, através do item específico do fórum da atividade (comentários a este post).
  • Qualquer dúvida sobre a atividade deverá ser encaminhada e respondida através do fórum da atividade. Observa-se que o professor, ou monitor, da atividade só irá responder o questionamento, após 24 horas da sua postagem, permitindo que neste intervalo os próprios alunos possam opinar sobre o problema.
  • O não cumprimento de qualquer uma das determinações aqui apresentadas, acarretará em perda de pontos no trabalho final.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Ponte H com Relés

Vários projetos de robótica necessitam movimentar algo usando motores que podem girar em duas direções. Um motor elétrico de corrente contínua pode facilmente girar em duas direções e para isso usa a alternância da polaridade da sua fonte de alimentação, que pode ser facilmente controlada a partir de uma Ponte H. Uma Ponte H permite que apenas um sinal de controle execute a alternância de direção.

Atualmente, soluções robóticas usando o Arduino, contam com shileds específicos para executar estas tarefas, mas estes tem um custo relativamente alto (de aproximadamente R$80,00 a R$200,00, de acordo com a potência dos motores). Para demonstrações didáticas pode-se usar um conjunto de relés de baixo custo para, em conjunto com o Arduino, executar esta tarefa. O diagrama a seguir mostra como os elementos devem ser conectados.


O diagrama mostra como usar dois motores para equipar, por exemplo, uma base robótica. Três portas digitais do Arduino são usadas, uma para o controle geral (liga/desliga) dos motores, e outras duas para o controle da direção de cada motor. Em uma próxima postagem será mostrado como interligar fisicamente estes componentes e como programar o Arduino para usá-los.

Para Saber Mais

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Trabalho em Grupo 2 - CD 2013-2

Título: Tratamento de Dados.

Tempo de Execução: Em até 5 horas.

Local: Em qualquer computador que permita pesquisa na Internet, com preferência para os computadores dos laboratórios do curso, onde os alunos poderão ter o auxílio dos monitores.

Data de Entrega: Os pôsteres (em formato PDF) devem ser enviados ao professor da disciplina até o dia 29/07/2013.

Descrição: Cada equipe  deverá fazer uma pesquisa sobre um dos 6 temas apresentados a seguir e apresentar o resultado desta pesquisa através de um pôster (ver modelo).

Temas:
  • ULA - O Processo de Execução de uma Instrução.
  • Transmissão de Dados - Características e Diferenças entre Serial e Paralela.
  • Padrão de Transmissão - Centronics.
  • Padrão de Transmissão - RS-232.
  • Padrão de Transmissão - USB.
  • Memórias - Manipulação para Escrita e Leitura.
Diretrizes: Para a composição dos pôsteres as equipes deverão obedecer as seguintes diretrizes básicas:
  • Cada pôster deverá seguir um roteiro padrão onde as seguintes informações deverão ser inseridas:
  1. Introdução - Visão geral e uso da tecnologia abordada e sua relação com os conceitos observados nas aulas teóricas;
  2. Objetivo - Deixar claro qual o elemento de demonstração (conceitos, fundamentos e/ou aplicação) será abordado;
  3. Objeto da Pesquisa - Aqui deverá ser apresentado o resultado da pesquisa feita, devendo ter as seguintes características adicionais: a) Este tópico entra em substituição aos tópicos metodologia e resultados do modelo apresentado e; b) Deve ter como título o subtítulo do tema. P.ex. "Composição, construção e funcionamento".
  4. Conclusão - Apresentar relação entre a pesquisa feita e os conceitos obtidos, ou não, nas aulas teóricas;
  5. Referências bibliográficas.
  • Cada equipe deverá ser composta por n alunos, onde n é calculado através da razão inteira entre o número total de alunos da turma e o número de temas, acrescida de uma unidade.
  • A composição de cada equipe, assim como o tema selecionado, deverão ser informados até o dia 17/07/2013, através do item específico do fórum da atividade (comentários a este post).
  • Cada trabalho deverá ter as suas particularidades. Estas particularidades serão especificadas no momento da formação de cada equipe (em sala de aula).
  • Qualquer dúvida sobre a atividade deverá ser encaminhada e respondida através do fórum da atividade. Observa-se que o professor, ou monitor, da atividade só irá responder o questionamento, após 24 horas da sua postagem, permitindo que neste intervalo os próprios alunos possam opinar sobre o problema.
  • O não cumprimento de qualquer uma das determinações aqui apresentadas, acarretará em perda de pontos no trabalho final.

domingo, 7 de julho de 2013

Atividade 2 - CD 2013-2

Título: Conhecendo e Implementando Circuitos Combinacionais.

Tempo de Execução: Em até 10 horas.

LocalAs atividades referentes a simulação e documentação, podem ser executadas em qualquer computador que tenha instalado os softwares necessários, com preferência para os computadores dos laboratórios do curso, onde os alunos poderão ter o auxílio dos monitores.

Data de Entrega: O relatório (em formato PDF) deve ser enviado ao professor da disciplina até o dia 24/07/2013.

Descrição: Para um circuito combinacional especificado pelo professor, o aluno deve implementar e testar um circuito lógico que use somente portas lógicas básicas  (NOT, AND, OR, XOR, NAND, NOR) para a referida implementação. Após o teste, deve ser feito um relatório técnico sobre a atividade, onde o aluno pode usar os diagramas de simuladores e/ou e-CADs para melhor ilustrar e documentar as ações executadas.

Diretrizes: Para a execução das simulações as equipes deverão obedecer as seguintes diretrizes básicas:
  • O trabalho deverá ser organizados em duas partes a saber: o experimento e o relatório;
  • Para o trabalho é necessário que sejam seguidas as orientações descritas neste post. Desta forma, uma sugestão para a sequência dos procedimentos seria:
  1. Pesquisar por informações sobre os CIs selecionados, em seus datasheets e/ou outros documentos de referência;
  2. Definir um diagrama lógico do circuito selecionado (simulador ou CAD);
  3. Usando um simulador (de execução em protoboard), montar e executar o experimento;
  4. Compor o relatório final usando o material pesquisado e diagramas.
  • Cada relatório deverá seguir um roteiro padrão (modelo da UFSC) onde as seguintes informações deverão ser adicionalmente destacadas:
  1. Introdução - Visão geral do experimento e sua relação com os conceitos observados nas aulas teóricas;
  2. Objetivo - Deixar claro qual o elemento de demonstração (circuitos integrados) será abordado no experimento;
  3. Procedimentos - Descrição dos passos e atividades executadas no experimento. Esta descrição deve ser documentada através de diagramas obtidos nos softwares de simulação, seguido de um pequeno texto sobre os principais componentes e seus relacionamentos;
  4. Resultados e Conclusões - Apresentar os resultados e a relação entre o experimento e os conceitos obtidos, ou não, nas aulas teóricas.
  • Qualquer dúvida sobre a atividade deverá ser encaminhada e respondida através do fórum da atividade. Observa-se que o professor, ou monitor, da atividade só irá responder o questionamento, após 24 horas da sua postagem, permitindo que neste intervalo os próprios alunos possam opinar sobre o problema.
  • O não cumprimento de qualquer uma das determinações aqui apresentadas, acarretará em perda de pontos no trabalho final.