domingo, 10 de maio de 2009

Conversão de Base: 10 -> 2



Objetivo

Este objeto de aprendizagem se propõe a apresentar o processo de conversão numérica de bases, mais especificamente da base decimal para binária. Neste contexto apresenta a descrição da solução convencional e usa um objeto computacional para para melhor demonstrar e fixar o processo, além de mostrar todo processo matemático e computacional envolvidos.

Solução

O Processo da conversão de base decimal para binária é bem simples, bastando que sejam efetuadas, em um número decimal qualquer, múltiplas divisões inteiras por dois, ou seja, divisões que sempre apresentam resultado inteiro. Obviamente divisões inteiras podem deixar resto, que são usados na formação do número binário.

As múltiplas divisões descritas no parágrafo anterior devem ser repetidas enquanto o resultado obtido for maior ou igual a 2. O resultado final da operação é obtido através da união do último resultado obtido, com os restos (em ordem inversa) obtidos em cada divisão, como mostra a figura a seguir.



Objeto Computacional

Muitas linguagens de programação disponibilizam funções ou métodos para conversão de base. Mas quem observar o código usado neste objeto de aprendizagem verá que nenhuma função, criada especialmente para isso, foi usada, permitindo ao leitor a compreensão mais detalhada do processo de conversão.

Para execução deste objeto basta digitar um número inteiro qualquer, no campo para o valor em decimal, e clicar no botão de conversão.

Número em Decimal:

Equivalente em Binário:



Algoritmo e Código

Na caixa de texto a seguir você poderá visualizar o Algoritmo Básico ou o Script Java usados no Objeto Computacional visto anteriormente. Selecione o código desejado através de uma dos botões abaixo.





Para Saber Mais