sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Linha de Envasamento

Imaginem uma linha de envasamento como a da figura a seguir. Vejam que as garrafas devem se mover pela esteira até que atinjam a posição correta. Quando isso acontece, a esteira para de funcionar e o injetor de líquido inicia o seu trabalho, enchendo as garrafas. Quando as garrafas estiverem cheias, o injetor para e a esteira volta a trabalhar.


Para que o modelo proposto no texto anterior possa funcionar automaticamente, deverá existir um sistema eletrônico, minimamente composto de:
  • Dois acionadores: motor de esteira (me) e motor do injetor (mi);
  • Dois sensores - sensor de posição (sp) e sensor de nível (si).
Como um circuito digital normalmente pode ser representado por uma tabela verdade, a seguinte foi desenvolvida para este problema. Observem na tabela, que a entrada é composta pelas possibilidades relacionadas aos dois sensores, tendo 0 para desativado e 1 para ativado. As saídas são compostas pelas possíveis ações relacionadas aos motores, sendo 0 para desligado e 1 para ligado.


A lista a seguir descreve as "possibilidades" avaliadas para cada uma das entradas da tabela verdade, a saber:
  • 00 - Quando o sensor de posição estiver desativado e o sensor de nível também; o motor de esteira deve estar ligado (movimentando as garrafas) e o motor do injetor deve estar desligado;
  • 01 - Uma situação impossível (x) está presente nesta "possibilidade" pois, caso o sensor de posição esteja desativado, será impossível verificar o nível de "enchimento" das garrafas, já que elas não estão em posição;
  • 10 - Enquanto o sensor de posição estiver ativado (garrafas em posição) e o sensor de nível não estiver indicando o preenchimento, o motor da esteira deve estar desligado e o motor do injetor deve estar ligado;
  • 11 - Esta situação ocorre assim que as garrafas atingirem o seu nível máximo permitido. Neste caso, o motor da esteira deve ser ligado e, ao mesmo tempo, o motor do injetor deve ser desligado.
Para desenvolver o circuito com função descrita na tabela verdade, devemos definir um ramo de circuito para cada saída. Para facilitar a tarefa, existem muitos geradores automáticos de circuito, como o observado no quadro a seguir. Para cada ramo do circuito selecione as opções da coluna Y e clique no botão Submit. Após isso, basta observas as informações relacionadas ao processo de desenvolvimento automático e o circuito lógico gerado.


Feito o desenvolvimento do ramos do circuito, basta criar um diagrama (simulação a seguir) que una estes ramos através das entradas de dados do circuito.