segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Intercalando e Distribuindo Dados

A simulação tem como objetivo demonstrar, através de uma aplicação prática, o funcionamento de um circuito, com base em eletrônica digital, o qual permite intercalar e distribuir dados, ou seja, um circuito recebe um conjunto de bits e permite o encaminhamento, de forma individual e escalonada, de cada um dos bits de entrada para a saída.

Tanto o circuito do MUX, quanto o do DEMUX, tem como base um seletor, onde cada um dos quatro elementos do deste seletor é composto por uma porta AND de três entradas, nas quais, uma irá receber o dado de entrada e as outras duas o "código" de seleção, a saber: 00, 01, 10 e 11.


Observa-se que o circuito que leva os sinais de S0 e S1 para cada uma das portas de seleção, foi planejado para nunca enviar o mesmo "código", para portas diferentes, de modo que apenas a sequência de entrada 11 (em cada porta AND) permitirá o encaminhamento de uma entrada à sua respectiva saída.

O MUX faz uso dos seletores para "intercalar" os dados de entrada de modo que, apenas uma destas entradas seja envia para a saída do circuito. O DEMUX usa os seletores para "distribuir" (nunca ao mesmo tempo) uma única entrada, para uma das quatro saídas de dados. Para facilitar o uso e a compreensão do objetivo do circuito, foram usados "conectores de nó" para: i) distribuir e "equalizar" os "códigos" de seleção e; ii)  enviar a saída do MUX para a entrada do DEMUX.

É sugerido que, ao usar a simulação deva-se escolher apenas um dos bits de entrada e pô-lo no nível alto. Feito isso, deve-se inserir as sequências de seleção (uma a uma), observando qual "código" de seleção "ativa" a entrada posta em nível alto. Também pode ser observado como o "entrelace" das entradas de seleção fazem com que uma porta (AND) de seleção seja, ou não, ativada.