domingo, 7 de julho de 2013

Atividade 2 - CD 2013-2

Título: Conhecendo e Implementando Circuitos Combinacionais.

Tempo de Execução: Em até 10 horas.

LocalAs atividades referentes a simulação e documentação, podem ser executadas em qualquer computador que tenha instalado os softwares necessários, com preferência para os computadores dos laboratórios do curso, onde os alunos poderão ter o auxílio dos monitores.

Data de Entrega: O relatório (em formato PDF) deve ser enviado ao professor da disciplina até o dia 24/07/2013.

Descrição: Para um circuito combinacional especificado pelo professor, o aluno deve implementar e testar um circuito lógico que use somente portas lógicas básicas  (NOT, AND, OR, XOR, NAND, NOR) para a referida implementação. Após o teste, deve ser feito um relatório técnico sobre a atividade, onde o aluno pode usar os diagramas de simuladores e/ou e-CADs para melhor ilustrar e documentar as ações executadas.

Diretrizes: Para a execução das simulações as equipes deverão obedecer as seguintes diretrizes básicas:
  • O trabalho deverá ser organizados em duas partes a saber: o experimento e o relatório;
  • Para o trabalho é necessário que sejam seguidas as orientações descritas neste post. Desta forma, uma sugestão para a sequência dos procedimentos seria:
  1. Pesquisar por informações sobre os CIs selecionados, em seus datasheets e/ou outros documentos de referência;
  2. Definir um diagrama lógico do circuito selecionado (simulador ou CAD);
  3. Usando um simulador (de execução em protoboard), montar e executar o experimento;
  4. Compor o relatório final usando o material pesquisado e diagramas.
  • Cada relatório deverá seguir um roteiro padrão (modelo da UFSC) onde as seguintes informações deverão ser adicionalmente destacadas:
  1. Introdução - Visão geral do experimento e sua relação com os conceitos observados nas aulas teóricas;
  2. Objetivo - Deixar claro qual o elemento de demonstração (circuitos integrados) será abordado no experimento;
  3. Procedimentos - Descrição dos passos e atividades executadas no experimento. Esta descrição deve ser documentada através de diagramas obtidos nos softwares de simulação, seguido de um pequeno texto sobre os principais componentes e seus relacionamentos;
  4. Resultados e Conclusões - Apresentar os resultados e a relação entre o experimento e os conceitos obtidos, ou não, nas aulas teóricas.
  • Qualquer dúvida sobre a atividade deverá ser encaminhada e respondida através do fórum da atividade. Observa-se que o professor, ou monitor, da atividade só irá responder o questionamento, após 24 horas da sua postagem, permitindo que neste intervalo os próprios alunos possam opinar sobre o problema.
  • O não cumprimento de qualquer uma das determinações aqui apresentadas, acarretará em perda de pontos no trabalho final.

3 comentários:

  1. A seguir é apresentada a lista com os nomes dos alunos e as suas implementações de circuitos combinacionais. Um aluno pode trocar o circuito designado a ele por um designado a um aluno que não está comparecendo as aulas, ou em comum acordo entre alunos, bastando para isso que respondam a este comentário com a sugestão de troca.

    ARTENES JUNIOR GOMES NOGUEIRA, Soma, Implementar em 8 bits
    CARLOS RODOLFO OLIVEIRA DOS SANTOS, Subtração, Implementar em 8 bits
    DAILSON MELO CAMPOS, Deslocamento, Implementar em 8 bits
    DANDIS FARIAS PIMENTEL, Paridade, Implementar em 8 bits
    ELANY MARINHO BRANCHES FARIAS, Comparador (>), Implementar em 8 bits
    ELISAIRA SILVA DE SOUSA, Comparador (<), Implementar em 8 bits
    ELVIS RIBEIRO DA SILVA, Comparador (=), Implementar em 8 bits
    FAGNER SILVA DOS SANTOS, Comparador (>=), Implementar em 8 bits
    LUAN RODRIGO GAMA DE SOUSA, Comparador (<=,), Implementar em 8 bits
    MARCIO ANDRE NEVES BASTOS, Comparador (!=), Implementar em 8 bits
    MARCOS JOSE DA SILVA BAIA, BCD -> Gray, Implementar em 8 bits
    MARCUS FABRICIO DA SILVA FERREIRA, Gray -> BCD, Implementar em 8 bits
    MILENE LIMA PONTES, Mux, Implementar em 8 bits
    PATRICK JOSE MACEDO VIANA, Demux, Implementar em 8 bits
    PIO FERREIRA LIMA NETTO, BCD -> Gray, Implementar em 4 bits
    RAFAEL EICH DA SILVA, Gray -> BCD, Implementar em 4 bits
    RICHARD RAINON CUNHA DE LIMA, Mux, Implementar em 4 bits
    ROBERTO COELHO DE AMORIM, Demux, Implementar em 4 bits
    ROMULO MIRANDA ROCHA, ULA com &, !, ~, +
    WANDERLANY FIALHO DE ABREU, BCD -> Decimal
    WANDER LUIZ VIEIRA DE AZEVEDO, Decimal -> BCD
    WIRLISSON COELHO CONCEIÇÃO, Binário -> Octal
    YGOR EUGENIO DUTRA DA SILVA, Octal -> Binário

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    Respostas
    1. O senhor conhece este simulador de protoboard?
      http://www.virtualbreadboard.com/
      Achei ele interessante. Bem bugado, mas ainda funciona.

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    2. Sim, conheço. Deveremos usar ele na simulação de circuitos com o Arduino. Só não uso mais pois ele não roda no MAC.

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