Tempo de Execução: Em até 20 horas.
Local: As atividades referentes a simulação e documentação, podem ser executadas em qualquer computador que tenha instalado os softwares necessários, com preferência para os computadores dos laboratórios do curso, onde os alunos poderão ter o auxílio dos monitores.
Data de Entrega: O relatório (em formato PDF) deve ser enviado ao professor da disciplina até o dia 18/08/2013.
Descrição: Cada equipe deverá fazer uma pesquisa sobre um dos 6 dispositivos digitais apresentados a seguir e implementar a pesquisa através de um simulador. Após a implementação, deve ser feito um relatório técnico sobre a atividade, onde a equipe pode usar os diagramas de simuladores e/ou e-CADs para melhor ilustrar e documentar as ações executadas.
Dispositivos Digitais:
- Relógio (HH:MM).
- Cronômetro (MM:SS) com Stop, Restart e Reset.
- Contador Regressivo de Passagem (99-00).
- Semáforo de 4 tempos com cronômetro (99).
- Gerador de Números Aleatórios (0-9).
Diretrizes: Para a execução das simulações as equipes deverão obedecer as seguintes diretrizes básicas:
- O trabalho deverá ser organizados em duas partes a saber: o experimento e o relatório;
- Para o trabalho é necessário que sejam seguidas as orientações descritas neste post. Desta forma, uma sugestão para a sequência dos procedimentos seria:
- Pesquisar por informações sobre os Dispositivos Digitais e/ou outros documentos de referência;
- Definir um diagrama lógico do circuito selecionado (simulador ou CAD);
- Usando um simulador (de execução em protoboard), montar e executar o experimento;
- Compor o relatório final usando o material pesquisado e diagramas.
- Cada relatório deverá seguir um roteiro padrão (modelo da UFSC) onde as seguintes informações deverão ser adicionalmente destacadas:
- Introdução - Visão geral do experimento e sua relação com os conceitos observados nas aulas teóricas;
- Objetivo - Deixar claro qual o elemento de demonstração (Dispositivos Digital) será abordado no experimento;
- Procedimentos - Descrição dos passos e atividades executadas no experimento. Esta descrição deve ser documentada através de diagramas obtidos nos softwares de simulação, seguido de um pequeno texto sobre os principais componentes e seus relacionamentos. Observa-se ainda que cada atividade deverá ter indicado o(s) nome(s) do(s) aluno(s) responsável(is) pela(s) por esta;
- Resultados e Conclusões - Apresentar os resultados e a relação entre o experimento e os conceitos obtidos, ou não, nas aulas teóricas.
- Cada equipe deverá ser composta por n alunos, onde n é calculado através da razão inteira entre o número total de alunos da turma e o número de temas, acrescida de uma unidade.
- A composição de cada equipe, assim como o tema selecionado, deverão ser informados até o dia 26/07/2013, através do item específico do fórum da atividade (comentários a este post).
- Qualquer dúvida sobre a atividade deverá ser encaminhada e respondida através do fórum da atividade. Observa-se que o professor, ou monitor, da atividade só irá responder o questionamento, após 24 horas da sua postagem, permitindo que neste intervalo os próprios alunos possam opinar sobre o problema.
- O não cumprimento de qualquer uma das determinações aqui apresentadas, acarretará em perda de pontos no trabalho final.
Este item do fórum é especialmente destinado à lista das equipes. Ou seja, cada equipe deverá responder a este comentário, informando qual o tema selecionado para o seu trabalho, seguido dos nomes dos integrantes da equipe.
ResponderExcluir-Gerador de números aleatórios
Excluir*Artenes
*Marcos Baia
*Marcus Fabrício
*Pio Netto
-Relógio (HH:MM)
ExcluirDailson Campos
Elany Marinho
Elisaira Silva
Márcio André
Cronômetro com botões reset, stop e restart
ExcluirRafael Eich
ygor dutra
elvis ribeiro
Cronômetro com botões reset, stop e restart
ExcluirFaltou o nome de um integrante professor.
Wander azevedo
contador regressivo
ResponderExcluirMilene Pontes
Patrick Macedo
Romulo Rocha
Wirlisson Coelho
- Semáforo de 4 tempos com cronômetro (99):
ResponderExcluirWanderlany Fialho
Luan Rodrigo
Este artigo demonstra a construção de um circuito gerador de números aleatórios : http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/49-curiosidades/1624-art238.html
ResponderExcluirTenho uma dúvida:
* O circuito demonstrado no artigo é implementado usando um cicruito integrado 555 (timer/oscilador). Qual circuito integrado TTL que pode substitui-lo?
O CI 555 é bastante usado em circuito práticos com clock de baixa a média velocidade, inclusive em circuitos TTL, pois sua faixa de alimentação é bem ampla.
ExcluirMas vamos ao assunto. Na prática, existem vários CIs em que a combinação de suas portas podem ser usadas para este fim, ver:
http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/banco-circuitos/145-osciladores/3384-cir311.html
http://circuitos-rosa.blogspot.com.br/2007/09/oscilador-ttl-de-1-mhz-7404.html
Mas no nosso caso, em que usamos o simulador 0.9.7, não é necessário usar nenhum CI oscilador, pois o simulador tem um módulo de clock (menu tableros, temporizador) com contadores que vão de 1 a 10 Hz.