quarta-feira, 1 de maio de 2013

Cenário de Implementação - Visão Geral (TERC 2013-2)

As atividades práticas da disciplina Tópicos Especiais em Redes de Computadores, do segundo período de 2013, serão feitas com base em um cenário de uma organização composta por vários escritórios, distribuídos em uma cidade de tamanho médio. Observa-se que esta cidade tem topografia predominantemente plana e conta com poucos prédios de grande porte, permitindo assim que estes escritórios sejam facilmente interligados através de links wireless proprietários. De forma geral, estes escritórios podem ser caracterizados como a seguir.

Matriz - Diretoria e Administração de TI.
  • Rede local com equipamentos de desempenho comum, pois seus usuários apenas tem acesso as aplicações administrativas e Internet. Os usuários usam 5 a 10 estações de trabalho wireless e compartilham: duas impressoras, uma laser monocromática e outra deskjet multifuncional e; um servidor de aplicações/dados onde todas as aplicações tem base na Web e seu MSDB é MySQL.
  • A exceção a esta rede é o Switch principal, que deverá ter suporte a VLAN, assim como deverá ter conectado a ele: o concentrador de rede da matriz; o concentrador de rede da equipe de TI (com duas estações de alto desempenho); o servidor de aplicações/dados e; o roteador wireless de comunicação com as filiais, assim como o roteador de acesso a Internet, este último com suporte a VPN.
Filial Tipo 1 - Rede de acesso a Matriz.
  • Rede com equipamentos de desempenho comum, pois seus usuários apenas tem acesso as aplicações da Matriz, assim como a Internet. Os usuários usam de 5 a 10 estações de trabalho wireless e compartilham uma impressora deskjet multifuncional. Cabe lembrar que este escritório está conectado a matriz através de um roteador wireless.
Filial Tipo 2 - Estações de alto desempenho e acesso a rede da Matriz.
  • Semelhante a Filial Tipo 1, mas por ter equipamentos de alto desempenho, devem usar de infra estrutura cabeada.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Preparação para Prova (ICC – Reoferta 2012-4)

Caros Alunos

A seguir são apresentadas algumas questões que são reflexo das que comporão a prova da próxima terça-feira (24/04/2013). Aproveitem a oportunidade para praticar e fazer seus questionamentos, sendo que estes deverão ser feitos através de comentários a este post até o dia 22/04, para que desta forma eu tenha tempo para responder adequadamente. Assim sendo, seguem as questões:
  1. Para os números situados entre 815 e 1254, inclusive, faça um algoritmo que calcule a diferença entre a somatória dos múltiplos de 3 e o produtório dos múltiplos de 5.
  2. Na casa da dona Maria, Ana tem 1,30 metros e cresce 1,2 centímetros por ano, enquanto João tem 1,10 metros e cresce 2 centímetros por ano. Neste contexto, faça um algoritmo que calcule em quantos anos João terá altura maior que a de Ana.
  3. Para algoritmo a seguir, execute o processo conhecido como "teste de mesa" e responda as questionamentos listados a seguir.
  • Qual o valor de "y"; avaliado assim que “x” assumir o valor 129.
  • Quais os respectivos valores de “y” e “x” ao final da execução do algoritmo.
  • Classifique as variáveis distintas, encontradas no algoritmo.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Resultado Parcial de EED 2012-4

A lista a seguir apresenta o resultado parcial da disciplina de Eletricidade e Eletrônica Digital da turma PC 2011, do semestre 2012-4. Informo ainda que de 16 a 22/04/2013, os alunos que assim desejarem, podem solicitar, na secretaria do Programa de Computação, a aplicação de Avaliação Substitutiva. Esta avaliação será realizada no dia 23/04/2013, as 8:00 hs, na sala 202 do prédio de salas especiais do Campus Tapajós.

Matrícula   Média
201100408 3,47
201101146 3,54
201100985 1,47
201100556 7,35
201201171 0,00
201100868 7,85
201100550 3,87
201101186 8,20
201100310 1,35
201100021 1,00
201100340 8,00
201100405 8,65
201100349 7,84
201100939 1,01
201100521 8,52
201100790 0,86
201100032 0,00
201201158 0,00
201201204 0,00
201201209 0,00
201100384 6,29
201100579 6,48
201100458 0,03
201100600 6,93
201100186 8,06
201100095 5,82
201100881 5,07
201100896 5,89
201100617 8,04
201101014 2,90
201100532 6,60
201100605 3,68
201100019 0,00
201100920 8,51
201100885 8,28
201100609 6,29
201100838 9,02
201100693 2,30

O Arduino

Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre que pode ser usado para o desenvolvimento de objetos interativos independentes, ou ainda para ser conectado a um computador hospedeiro.

A plataforma de hardware do Arduino permite que um computador possa acionar, e/ou obter informações, de dispositivos externos que vão desde pequenos LEDs, até motores industriais e outros de maior porte, sendo que para estes últimos, é necessária a adição de circuitos de potência. O Arduino normalmente pode atuar de forma independente, comportando-se como um controlador usado em sistemas embarcados.
Mais informações podem ser obtidas em sua Wiki.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Atividades Práticas de ICC (re-oferta) - Módulo 3

As atividades práticas da disciplina de ICC (re-oferta), em seu módulo 3, estarão baseadas na aplicação de 3 listas de exercícios e pelas práticas de implementação de algoritmos usando as ferramentas VisuAlg e Scratch.

As listas de exercícios, em número de 3, estão dispostas nos links a seguir, terão a seguinte metodologia de aplicação:

  • Durante as aulas teóricas os alunos serão orientados quanto a sequência das questões que devem fazer, para melhor complementar o conteúdo teórico;
  • Na última aula do módulo, as listas devem ser entregues;
  • As respostas das questões de cada lista, devem ser apresentadas de forma manuscrita, de caneta azul ou preta.

Listas:


Quanto as atividades práticas apresentadas durante as aulas teóricas, observa-se que os alunos podem usar as dependências do laboratório 3 para a execução, onde as ferramentas necessárias devem estar devidamente instaladas e os alunos poderão ter a orientação do professor e dos bolsistas em seus problemas e dúvidas. Estas atividades também poderão ser feitas em seus computadores pessoais, fora do ambiente do laboratório, onde obviamente não contarão com orientação.

A seguir alguns links para informações básicas sobre as ferramentas a serem usadas:


A ferramenta Scratch será usada para complementar e deixar mais interessante o trabalho com algoritmos. Durante as aulas os alunos serão incentivados a desenvolver pequenos programas com esta ferramenta. Os programas deverão contemplar tanto o elemento lúdico disponível no ambiente (suas animações e interações entre objetos), quanto os elementos estruturais da programação tradicional.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O Arduino e Algoritmos

Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre que pode ser usado para o desenvolvimento de objetos interativos independentes, ou ainda para ser conectado a um computador hospedeiro.
A plataforma de hardware do Arduino permite que um computador possa acionar, e/ou obter informações, de dispositivos externos que vão desde pequenos LEDs, até motores industriais e outros de maior porte, sendo que para estes últimos, é necessária a adição de circuitos de potência. O Arduino normalmente pode atuar de forma independente, comportando-se como um controlador usado em sistemas embarcados.

No ensino de computação, o Arduino já é por si só uma poderosa ferramenta. Adicionada ao Scratch, permite ao aluno iniciante uma forma extremamente agradável de aprender a programar dispositivos de hardware, além de que amplia em muito os conhecimentos do iniciante sobre funcionamento dos computadores.


Mais informações podem ser obtidas em:

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Trabalho - Eletricidade e Eletrônica Digital 2012-4

Título: Experimentos e Fundamentos.

Tempo de Execução: Até 20 horas por aluno.

Local: Todo material necessário aos experimentos deverá estar disponível no Laboratório 4.

Data de Entrega: Os experimentos devem ser apresentados ao professor da disciplina até o dia 05/03/2013. Os pôsteres (versão em PDF) devem ser entregues até o dia 12/03/2013.

Descrição: Cada equipe, composta de 3 a 4 alunos, deverá selecionar um experimento (ver lista a seguir), executá-lo e  montar um pôster com o relatório básico (ver diretrizes a seguir) da atividade.

Lista de Experimentos:
  • Base Robótica Rover 5 - Usos e aplicações na automação industrial e outros.
  1. Programação autônoma através de execução de movimentos predeterminados.
  2. Programação que permita a entrada de comandos locais para execução de movimentos determinados. Os comando serão enviados pelos botões da controladora.
  • Arduino - Aplicações em sistemas de monitoramento e segurança.
  1. Monitoramento da temperatura de dispositivos através do uso de termistores. Monitorar a temperatura de um motor de ventilador e desligá-lo por um período preestabelecido.
  2. Segurança residencial através do monitoramento de sensores em portas e janelas. Usar uma maquete de uma casa de duas portas e três janelas e inserir sensores para emissão de alarme quando da abertura.
Diretrizes: Para a execução dos experimentos as equipes deverão obedecer as seguintes diretrizes básicas:
  • O trabalho deverá ser organizados em duas partes a saber: o Experimento e o Relatório (pôster);
  • Para o experimento é necessário que sejam seguidas, ou as orientações descritas na documentação dos experimentos (ver links na lista acima), ou as orientações do professor (aulas as quartas-feiras).
  • Para o relatório será fornecido um lay-out padrão onde as seguintes informações deverão ser inseridas no pôster.
  1. Apresentação - Visão geral do experimento e sua relação com a disciplina e/ou sua utilidade.
  2. Objetivo - Deixar claro qual o elemento de demonstração (conceitos, fundamentos e/ou aplicação) será abordado no experimento.
  3. Funcionamento - Descrição geral usando: um esquema técnico (fritzing), um diagrama em blocos lógicos e um pequeno texto sobre os principais elementos e componentes físicos.
  4. Processo de Montagem - Três fotos do experimento, contendo: Material, inclusão dos componentes e inclusão de fios e cabos de ligação.
  5. Conclusões e Resultados - Apresentar a relação entre o funcionamento e o principal elemento de demonstração.
  6. Referências bibliográficas - Pelo menos três.
Equipes:
  • Monitoramento de Temperatura com o Arduino
  1. Dailson Melo Campos
  2. Elany Marinho Branches Farias
  3. Elisaira Silva de Sousa
  4. Wander Luiz Vieira de Azevedo
  • Rover 5 com Movimentos Controlados Localmente (botões na controladora)
  1. Carlos Rodolfo Oliveira dos Santos
  2. Dandis Farias Pimentel
  3. Fagner Silva dos Santos
  4. Wanderlany Fialho de Abreu
  • Rover 5 com Movimentos Preestabelecidos
  1. Elvis Ribeiro da Silva 
  2. Majd Nidal Aboul Hosn 
  3. Rafael Eich da Silva 
  4. Ygor Eugenio Dutra da Silva
  • Data RAM
  1. Artenes Junior Gomes Nogueira 
  2. Marcos Jose da Silva Baia 
  3. Marcus Fabricio da Silva Ferreira 
  4. Pio Ferreira Lima Netto
  • Somador Lógico
  1. Luan Rodrigo Gama de Sousa 
  2. Márcio Andre Neves Bastos 
  3. Richard Rainon Cunha de Lima
  • Subtrator Lógico
  1. Milene Lima Pontes 
  2. Patrick Jose Macedo Viana 
  3. Romulo Miranda Rocha 
  4. Wirlisson Coelho Conceição