sexta-feira, 21 de junho de 2013

Trabalho em Grupo 1 - CD 2013-2

Título: Transistores e Circuitos Integrados.

Tempo de Execução: Em até 5 horas.

Local: Em qualquer computador que permita pesquisa na Internet, com preferência para os computadores dos laboratórios do curso, onde os alunos poderão ter o auxílio dos monitores.

Data de Entrega: Os pôsteres (em formato PDF) devem ser enviados ao professor da disciplina até o dia 08/07/2013.

Descrição: Cada equipe  deverá fazer uma pesquisa sobre um dos 6 temas apresentados a seguir e apresentar o resultado desta pesquisa através de um pôster (ver modelo).

Temas:
  • Transistores - Composição, construção e funcionamento.
  • Transistores - Principais Configurações para Implementação de Lógica Digital.
  • CIs CMOS - Implementação das Portas Lógicas Básicas.
  • CIs CMOS - Implementação dos Circuitos Lógicos Básicos.
  • CIs TTL - Implementação das Portas Lógicas Básicas.
  • CIs TTL - Implementação dos Circuitos Lógicos Básicos.
Diretrizes: Para a composição dos pôsteres as equipes deverão obedecer as seguintes diretrizes básicas:
  • Cada pôster deverá seguir um roteiro padrão onde as seguintes informações deverão ser inseridas:
  1. Introdução - Visão geral e uso da tecnologia abordada e sua relação com os conceitos observados nas aulas teóricas;
  2. Objetivo - Deixar claro qual o elemento de demonstração (conceitos, fundamentos e/ou aplicação) será abordado;
  3. Objeto da Pesquisa - Aqui deverá ser apresentado o resultado da pesquisa feita, devendo ter as seguintes características adicionais: a) Este tópico entra em substituição aos tópicos metodologia e resultados do modelo apresentado e; b) Deve ter como título o subtítulo do tema. P.ex. "Composição, construção e funcionamento".
  4. Conclusão - Apresentar relação entre a pesquisa feita e os conceitos obtidos, ou não, nas aulas teóricas;
  5. Referências bibliográficas.
  • Cada equipe deverá ser composta por n alunos, onde n é calculado através da razão inteira entre o número total de alunos da turma e o número de temas, acrescida de uma unidade.
  • A composição de cada equipe, assim como o tema selecionado, deverão ser informados até o dia 01/07/2013, através do item específico do fórum da atividade (comentários a este post).
  • Cada trabalho deverá ter as suas particularidades. Estas particularidades serão especificadas no momento da formação de cada equipe (em sala de aula).
  • Qualquer dúvida sobre a atividade deverá ser encaminhada e respondida através do fórum da atividade. Observa-se que o professor, ou monitor, da atividade só irá responder o questionamento, após 24 horas da sua postagem, permitindo que neste intervalo os próprios alunos possam opinar sobre o problema.
  • O não cumprimento de qualquer uma das determinações aqui apresentadas, acarretará em perda de pontos no trabalho final.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Simulador Digital 094

Este simulador permite desenvolver e visualizar o uso de circuitos digitais, principalmente através da implementação de circuitos integrados da família TTL. O módulo digital é composto por uma placa de circuito (protoboard), 18 LEDs, 3 displays de 7 segmentos, 2 clocks, entradas digitais (12 chaves e 4 botões), terminais de alimentação (VCC e GND) e um interruptor principal para o sistema.


O software possibilita ao usuário a criação de circuitos podes ser simulados diretamente no módulo digital, onde estes podem ser avaliados e validados no cenários virtual.

Para Saber Mais:

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Logicly

Este software é usado para construir e simular circuitos lógicos, com apenas alguns cliques do mouse. O processo é bem simples, bastando que o usuário arraste os componentes no editor e em seguida desenhe as conexões entre eles. Operações como zoom, pan e girar, também são de fácil execução. Ao terminar o projeto do circuito, o usuário pode salvá-lo.

Excelente para o ensino de lógica e circuitos digitais, assim como proporciona um ótimo ponto de partida para as atividades de laboratório.


Recursos Disponíveis:
  • Portas Lógicas - AND, OR, XOR, NAND, NOR, XNOR e, NOT.
  • Flip-flops - SR, D, JK e, T.
  • Entrada e Saída - Interruptores, relógios e botões, alteram o estado do circuito, enquanto as lâmpadas e os displays BCD de 4 bits fornecer uma saída legível.
  • Alem das postas e dispositivos disponíveis, o simulador permite que o usuário drie seus próprios dispositivos e circuitos integrados.
Para Saber Mais:

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Projetos de Extensão 2013 - Atividades dos Bolsistas

Os bolsistas dos meus atuais projetos de extensão deverão ficar atentos as especificações básicas sobre as atividades dos mesmos. Sendo assim, foi publicado no Site do Projeto uma postagem destinada a apresentação geral desta atividade.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Atividade Prática 1 - TERC 2013-2

Título: Rede SOHo Wireless.

Tempo de Execução: Em até 10 horas.

Local: Em qualquer computador o qual tenha instalado o simulador requisitado na atividade, com preferência para os computadores dos laboratórios do curso, onde os alunos poderão ter o auxílio dos monitores.

Data de Entrega: Os relatórios (em formato PDF) e os arquivos das simulações devem ser enviados ao professor da disciplina até o dia 20/06/2013.

Descrição: Cada equipe composta de 3 a 5 alunos deverá, usar o simulador Packet Tracer (CISCO) para implementar uma rede SOHO wireless com 5 a 10 estações de trabalho, as quais terão acesso a Internet via ISP. Esta simulação deverá ser documentada através de uma relatório (ver diretrizes a seguir) da atividade.

Diretrizes: Para a execução das simulações as equipes deverão obedecer as seguintes diretrizes básicas:
  • O trabalho deverá ser organizados em duas partes a saber: a simulação e o relatório;
  • Para a simulação é necessário que sejam seguidas as orientações descritas neste post, assim como devem usar como base o cenário de implementação especificado para esta disciplina;
  • Cada relatório deverá seguir um roteiro padrão onde as seguintes informações deverão ser inseridas:
  1. Apresentação - Visão geral da simulação e sua relação com os conceitos observados nas aulas teóricas;
  2. Objetivo - Deixar claro qual o elemento de demonstração (conceitos, fundamentos e/ou aplicação) será abordado na simulação;
  3. Funcionamento - Descrição geral usando o diagrama obtido no software de simulação, seguido de um pequeno texto sobre os principais componentes e seus relacionamentos;
  4. Processo de Montagem - Descrição dos passos e atividades executados no simulador. Aqui deve ser detalhado o processo de configuração de cada um dos dispositivos da rede. Observa-se que é necessário especificar qual foi a participação de cada integrante da equipe na construção da simulação;
  5. Resultados e Conclusões - Apresentar os resultados e a relação entre a simulação e os conceitos obtidos, ou não, nas aulas teóricas;
  6. Referências bibliográficas;
  7. Anexos.
  • O relatório, em um dos seus anexos, deverá especificar os equipamentos reais a serem usados nestas redes, onde cada equipe deverá usar um dos seguintes fabricantes: CISCO, TP-Link, D-Link, Intelbras e outros. Esta lista de equipamentos deverá identificar estes através de seu código do fabricante, descrição geral e custo aproximado.
  • Cada trabalho (equipe) deverá ter as suas particularidades. Estas particularidades serão especificadas no momento da formação de cada equipe (em sala de aula), quando o professor da disciplina irá especificar, para cada simulação, características como quantidade de cliente, tipo de endereçamento, forma de conexão e nível de custo.
  • Qualquer dúvida sobre a atividade deverá ser encaminhada e respondida através do fórum da atividade (comentários a este post). Observa-se que o professor, ou monitor, da atividade só irá responder o questionamento, após 24 horas da sua postagem, permitindo que neste intervalo os próprios alunos possam opinar sobre o problema.

Cenário de Implementação - Visão Geral (TERC 2013-2)

As atividades práticas da disciplina Tópicos Especiais em Redes de Computadores, do segundo período de 2013, serão feitas com base em um cenário de uma organização composta por vários escritórios, distribuídos em uma cidade de tamanho médio. Observa-se que esta cidade tem topografia predominantemente plana e conta com poucos prédios de grande porte, permitindo assim que estes escritórios sejam facilmente interligados através de links wireless proprietários. De forma geral, estes escritórios podem ser caracterizados como a seguir.

Matriz - Diretoria e Administração de TI.
  • Rede local com equipamentos de desempenho comum, pois seus usuários apenas tem acesso as aplicações administrativas e Internet. Os usuários usam 5 a 10 estações de trabalho wireless e compartilham: duas impressoras, uma laser monocromática e outra deskjet multifuncional e; um servidor de aplicações/dados onde todas as aplicações tem base na Web e seu MSDB é MySQL.
  • A exceção a esta rede é o Switch principal, que deverá ter suporte a VLAN, assim como deverá ter conectado a ele: o concentrador de rede da matriz; o concentrador de rede da equipe de TI (com duas estações de alto desempenho); o servidor de aplicações/dados e; o roteador wireless de comunicação com as filiais, assim como o roteador de acesso a Internet, este último com suporte a VPN.
Filial Tipo 1 - Rede de acesso a Matriz.
  • Rede com equipamentos de desempenho comum, pois seus usuários apenas tem acesso as aplicações da Matriz, assim como a Internet. Os usuários usam de 5 a 10 estações de trabalho wireless e compartilham uma impressora deskjet multifuncional. Cabe lembrar que este escritório está conectado a matriz através de um roteador wireless.
Filial Tipo 2 - Estações de alto desempenho e acesso a rede da Matriz.
  • Semelhante a Filial Tipo 1, mas por ter equipamentos de alto desempenho, devem usar de infra estrutura cabeada.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Preparação para Prova (ICC – Reoferta 2012-4)

Caros Alunos

A seguir são apresentadas algumas questões que são reflexo das que comporão a prova da próxima terça-feira (24/04/2013). Aproveitem a oportunidade para praticar e fazer seus questionamentos, sendo que estes deverão ser feitos através de comentários a este post até o dia 22/04, para que desta forma eu tenha tempo para responder adequadamente. Assim sendo, seguem as questões:
  1. Para os números situados entre 815 e 1254, inclusive, faça um algoritmo que calcule a diferença entre a somatória dos múltiplos de 3 e o produtório dos múltiplos de 5.
  2. Na casa da dona Maria, Ana tem 1,30 metros e cresce 1,2 centímetros por ano, enquanto João tem 1,10 metros e cresce 2 centímetros por ano. Neste contexto, faça um algoritmo que calcule em quantos anos João terá altura maior que a de Ana.
  3. Para algoritmo a seguir, execute o processo conhecido como "teste de mesa" e responda as questionamentos listados a seguir.
  • Qual o valor de "y"; avaliado assim que “x” assumir o valor 129.
  • Quais os respectivos valores de “y” e “x” ao final da execução do algoritmo.
  • Classifique as variáveis distintas, encontradas no algoritmo.