sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Ponte H com Transistores

Em continuidade ao assunto iniciado no post Ponte H com Relés, estou apresentando aqui mais uma versão de baixo custo para implementação desta solução. Tomando como base o circuito encontrado no tutorial de Montagem da Ponte H, que usa transistores e diodos de uso geral na implementação, este projeto adiciona um circuito integrado CMOS 4001, também de baixo custo, para facilitar o controle e implementar uma interface segura com o Arduino.

A figura a seguir mostra o diagrama lógico do circuito da ponte H, que sem a inclusão do CI 4001 teria que usar portas digitais específicas para inserir os sinais de giro do motor e outra para controlar o fornecimento de energia para este. Nesta implementação, ao invés de três sinais do Arduino, são necessários apenas dois, um para o controle geral e outro para a direção.


Esta implementação é especialmente desenvolvida para motores de baixa potência, como os encontrados em pequenos brinquedos e antigos reprodutores de fita K7. Os transistores usados são os BC548 e BC558. Os diodos são os 1N4004 e os resistores são todos de 510R. Em um próximo post irei apresentar as etapas de desenvolvimento do modelo usado nos testes.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Parciais de CD 2013-2

Caros alunos.

A tabela a seguir apresenta as médias parciais para a disciplina de Circuitos Digitais, onde observo que estou apenas contabilizando três listas de exercícios, dois trabalhos teóricos e duas atividades práticas.


domingo, 4 de agosto de 2013

Lista de Exercícios 4 - CD 2013-2

Assunto: Circuitos Sequenciais

Download: Exercícios 4.

Bibliografia Básica:
  • WAGNER, Flávio Rech; REIS, André Inácio; RIBAS, Renato Perez. Fundamentos de Circuitos Digitais - Série UFRGS Vol. 17. Artmed, 2008. Capítulo 6.
Material Complementar:
Diretrizes Gerais:
  • A lista é individual e deve ser entregue, em formato manuscrito, ao monitor da disciplina dentro do período especificado no plano de ensino.
  • Qualquer dúvida ou questionamento, deverá ser feito através do fórum de questionamentos a seguir, onde o aluno deve fazer a sua pergunta através de um texto claro e de acordo com o conteúdo da lista de exercícios desta postagem.
  • É lembrado que as respostas aos questionamentos, deverão usar o link específico da pergunta, além de ser obrigatória a presença do referenciamento bibliográfico, a ser inserido no fórum destinado a lista de referências.
  • O aluno que fizer um questionamento deve indicar claramente qual foi a a questão da lista de exercícios que gerou a dúvida.
  • O aluno também deve lembrar de se identificar quando fizer um questionamento, ou quando enviar uma resposta.
  • Observa-se ainda que, para a contabilização do Bit Overflow, todas as diretrizes aqui apresentadas deverão ser rigorosamente obedecidas.

O Programa de Bit Overflow

Cada uma das atividades extra classe (trabalhos em grupo, práticas de laboratórios e listas de exercícios), que tiverem sido postadas no blog normalmente contam com um fórum específico, onde os alunos podem fazer seus questionamentos (dúvidas) e estes devem ser respondidos. A regra básica para o uso do fórum continua sendo a mesma, ou seja, o aluno pergunta e o professor e/ou monitor da disciplina só deverá responder após 24 horas, dando assim a oportunidade para que os outros alunos da turma enviem suas contribuições.

O que mudou?
R: Foi incluído um programa de recompensa, doravante chamado de "Bit Overflow".

O que é o Bit Overflow?
R: É um programa de recompensa que permitirá aos alunos da turma a obtenção de até um ponto extra na contabilidade da disciplina (ou avaliação individual), onde o aluno que, após um determinado período, somar mais "bits", deverá ter o ponto extra. Os outros alunos que contribuírem irão ganhar um percentual do valor obtido pelo alunos que somar mais "bits".

Como obter os "bits"?
R: Podem ser obtidos de três formas:
  1. Através das dúvidas. Cada pergunta inserida no fórum, e validada pelo professor da disciplina, ganhará um "bit";
  2. Através das respostas corretas. Cada resposta correta, e devidamente referenciada, acarretará em dois "bits";
  3. Através das melhores respostas. O professor e/ou monitor, ao final do prazo de conclusão da atividade, deverá indicar as melhores respostas, as quais serão atribuídas três "bits".
Dica: Não esqueçam de cadastrar seus e-mail no Blog ("Siga-me por e-mail" na coluna a direita). Com isso, deverão ser automaticamente notificados sempre que uma informação nova foi inserida.