quarta-feira, 25 de março de 2009

O Portal de Integração



A tendência atual para o desenvolvimento de Web Sites de projetos simplificados, como os pessoais e acadêmico, tem levado muitos usuários destes serviços a optarem pelo uso de ferramentas como: Blogs, pacotes de Gerenciamento de Conteúdo, e até mesmo, de softwares para construção de Páginas Web simples; todos estes com seus produtos hospedados em Web Servers gratuitos.

É importante destacar que estas ferramentas facilitam e agilizam em muito o desenvolvimento de Web Sites, mesmo para quem não tem nenhum conhecimento prévio sobre o assunto. Entretanto, observa-se que todas estas apresentam algum tipo de limitação, que são acrescidas das impostas pelos Web Servers gratuitos.

Com o objetivo de minimizar as limitações impostas pelas Ferramentas citadas, o Portal de Integração usa de uma facilidade já até tida como obsoleta, os Frames HTML, para integrar algumas desta soluções e obter um portal único de soluções. Outra característica de projeto deste Portal é a flexibilidade, que permite a fácil adição de novas soluções e ferramentas, através da simples adição de opções de menus.

Neste contexto, um pequeno código HTML hospedado em um Web Server gratuito, mantém fixo um Menu de opções que levam a postagens específicas, hospedadas em um dos mais conhecidos gerenciadores de Blogs. Como estas duas ferramentas apresentam uma limitação na hospedagem de arquivos como aplicativos e documentos de texto, optou-se por hospedar estes em um domínio alternativo, sem as limitações.

Para usuários com um pouco de experiência em HTML e CSS, uma breve análise do pequeno código do Frame e do Menu, usados neste Web Site, deverá ser suficiente para o entendimento do procedimento para a construção deste Site. Caso os leitores deste texto queiram (solicitem via comentários a este post), poderei disponibilizar um pequeno tutorial sobre o processo de desenvolvimento.

Ferramentas Usadas:

Frame --> HTML puro.
Menu --> CSS Tab Designer - Editado por Nvu.
Blog --> Blogspot.
Hospedeiro - Free Web Hosting.


quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Atividade de Redes

Os alunos da disciplina de Redes de Computadores que ainda não tiveram seus nomes relacionados a uma atividade, não precisam ficar preocupados. Teremos ainda muitas oportunidades para especificar atividades para vocês.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

TCC II - Apresentação do Relatório II

Atenção

Devido minha viagem para Itaituba ter sido remarcada para esta semana, não poderei estar aqui no próximo sábado, com isso as apresentações dos Relatórios serão adiadas para o dia 01/11. O horário continua o mesmo: 9:00 hs.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Redes - Atividade 1

Tema: Prática com Wireshark.

Equipes: Atividade individual.

Tempo de Execução: 50 minutos.

Local: Sala de aula teórico/prática.

Data para Execução:
  • Dia 17/10. A tuma será dividida em 4 grupos (lista a seguir), onde cada grupo executará as atividades em cada uma das aulas.
Lista de Grupos:
  • Grupo 1 - 1ª Aula
ADRIANA LOPES DA SILVA
ALAN CLEYTON DA SILVA
ANA PAULA AZEVEDO PORTELA
ANDRÉA PINHEIRO LOURIDO
ANDRÊZA LEITE DE ALENCAR
ANTONIO FABRICIO G. DE SOUSA
CAROLINE FRÓES DE SOUSA
CINTYA GABRIELLI F. DA SILVA
CLAYTON ANDRÉ MAIA DOS SANTOS
CLAYTON LOPES BRASIL
DANIELLE BAETAS GUERRA
DAYANNE P. DE MELO COELHO
DENIS JOSE REBELO DAS NEVES
DOUGLAS ALMEIDA MESQUITA
  • Grupo 2 - 2ª Aula
DOUGLAS RIBEIRO DE AGUIAR
EDICLEI DOS SANTOS OLIVEIRA
ELIEZIO LACERDA DA COSTA
ELTON RANIERE DA SILVA MOURA
EMANUELA REBELO CAMARGO
FÁBIO DOS SANTOS ALMEIDA
FÁBIO FERREIRA MELO
FERNANDA C. DA SILVA GOMES
FRANCIANE DOS SANTOS VASCONCELOS
GABRIELE MIRANDA SENA
HUILDSON LIMA DOS SANTOS
IGOR BRUNO SANTOS PEREIRA
ILCIANE MOTA DE SOUZA
IRLANILDES FIGUEIRA DA COSTA
  • Grupo 3 - 3ª Aula
JAMILLE CHRISTINA FARIAS LIRA
JANDERSON DA COSTA NECO
JARDELANE DE BRITO COSTA
JONNES DERIK SILVA BRITO
JOSÉ VALSÉRGIO REBOUÇAS DA SILVA
JOSY HELLISSON F. BEZERRA
LUIZ FELIPE DE SOUSA
LUIZ ROGERIO JUSTO REGO
MARCELO VICTOR LISBOA SANTOS
MARCIA DA SILVA BASTOS
MARCOS CLOVIS NASCIMENTO DA COST
MARCOS VINÍCIO LISBOA SANTOS
MAURICIO MODA CUNHA
MISAEL JENNINGS AGUIAR

  • Grupo 4 - 4ª Aula
NATALIA GUIMARÃES DE LIMA
PABLO HENRIQUE MARTINS
RAIMUNDO DE SOUZA A. JUNIOR
RENATA DARCLÊ CASTRO MAGALHÃES
RICHARD CAIO SILVA REGO
ROBSON PINHEIRO GUIMARÃES
RODOLFHO COLARES REBELO
RODRIGO COUTINHO DA SILVA
ROGERES RUZENE SEGISMUNDO
SERVIO ANJOS DOS SANTOS
STALIN DE ALMEIDA BELO
SUZEANE MONTEIRO DOS SANTOS
THIAGO ERNESTO MAGRO
THIAGO MOURA DE SIQUEIRA
VANDERLIANA AMORIM SANTOS


Descrição: Cada aluno, orientado pelos monitores da atividade, deverá usar a aplicação Wireshark para:
  1. Receber orientações gerais quanto ao uso da aplicação;
  2. Selecionar uma interface e iniciar captura de pacotes em modo promíscuo;
  3. Esperar que um dos monitores da atividade envie uma requisição de ping para um dos hosts;
  4. Verificar quais os hosts de origem e destino dos pacotes;
  5. Especificar um filtro para os hosts encontrados no tópico anterior;
  6. Especificar um filtro para o host que você está usando e observar o tráfego destinado a este.
Observações:
  1. Monitores selecionados para esta atividade: Antônio Fabrício, Jonnes Derick e Raimundo Albarado;
  2. Qualquer dúvida deverá ser apresentada via comentário a este Post ou pessoalmente, na UFPA (enviem e-mail para definir a data e o horário).

Redes - Trabalho 1

Tema: Exercícios dissertativos.

Equipes: Trabalho individual.

Tempo de Execução: Em até 10 horas.

Local: Em qualquer computador conectado a uma rede, ou a Internet; usando preferencialmente a sala de aula teórico/prática para as reuniões.

Datas para Entrega:
  • Os slides de respostas devem ser enviadas, no formato .ppt ou .odp, ao aluno Jonnes Derick (isenmithrandir@yahoo.com.br) até o dia 27/10.
  • Após a montagem das respostas em um só arquivo, este deve ser enviado ao professor da disciplina até o dia 30/10.
  • No dia 31/10 dez alunos serão sorteados para responder questões também sorteadas.
Descrição: Resolver as questões e problemas do capítulo 1 do livro do Kurose, de acordo com a lista (Q - Questões, P - Problemas, QD - Questões Dissertativas) a seguir:
  • CINTYA GABRIELLI F. DA SILVA --> Q 07
  • CLAYTON ANDRÉ MAIA DOS SANTOS --> Q 08
  • CLAYTON LOPES BRASIL --> Q 09
  • DANIELLE BAETAS GUERRA --> Q 10
  • DAYANNE P. DE MELO COELHO --> Q 11
  • DENIS JOSE REBELO DAS NEVES --> Q 12
  • DOUGLAS ALMEIDA MESQUITA --> Q 13
  • DOUGLAS RIBEIRO DE AGUIAR --> Q 14
  • EDICLEI DOS SANTOS OLIVEIRA --> Q 15
  • ELIEZIO LACERDA DA COSTA --> Q 16
  • ELTON RANIERE DA SILVA MOURA --> Q 17
  • EMANUELA REBELO CAMARGO --> Q 18
  • FÁBIO FERREIRA MELO --> Q 19
  • FERNANDA C. DA SILVA GOMES --> Q 20
  • FRANCIANE DOS SANTOS VASCONCELOS --> Q 21
  • GABRIELE MIRANDA SENA --> Q 22
  • IGOR BRUNO SANTOS PEREIRA --> Q 23
  • ILCIANE MOTA DE SOUZA --> P 01
  • IRLANILDES FIGUEIRA DA COSTA --> P 02
  • JANDERSON DA COSTA NECO --> P 03
  • JARDELANE DE BRITO COSTA --> P 04
  • JONNES DERIK SILVA BRITO --> P 05
  • JOSÉ VALSÉRGIO REBOUÇAS DA SILVA --> P 06
  • JOSY HELLISSON F. BEZERRA --> P 07
  • LUIZ FELIPE DE SOUSA --> P 08
  • MARCELO VICTOR LISBOA SANTOS --> P 09
  • MARCIA DA SILVA BASTOS --> P 10
  • MARCOS VINÍCIO LISBOA SANTOS --> P 11
  • MAURICIO MODA CUNHA --> P 12
  • MISAEL JENNINGS AGUIAR --> P 13
  • NATALIA GUIMARÃES DE LIMA --> P 14
  • PABLO HENRIQUE MARTINS --> P 15
  • RAIMUNDO DE SOUZA A. JUNIOR --> P 16
  • RICHARD CAIO SILVA REGO --> P 17
  • RODOLFHO COLARES REBELO --> P 18
  • RODRIGO COUTINHO DA SILVA --> P 19
  • ROGERES RUZENE SEGISMUNDO --> P 20
  • SERVIO ANJOS DOS SANTOS --> P 22
  • STALIN DE ALMEIDA BELO --> QD 02
  • SUZEANE MONTEIRO DOS SANTOS --> QD 05
  • THIAGO ERNESTO MAGRO --> QD 06
  • THIAGO MOURA DE SIQUEIRA --> QD 10
  • VANDERLIANA AMORIM SANTOS --> QD 12
Observações:
  1. As respostas devem ser entregues no formato de apresentação de slides digitais, em no máximo 5 páginas.
  2. Os alunos devem ficar atentos a entrega das respostas, já que a apresentação será feita por sorteio. Ou seja, todos os alunos deverão estudar todas as respostas. Seria interessante que fosse feita uma pré apresentação.
  3. Os alunos matriculados que não tiveram questões relacionadas neste trabalho, pois ainda não tiveram frequencia na diciplina, deverão entrar em contato com o professor.
  4. Qualquer dúvida deverá ser apresentada via comentário a este Post ou pessoalmente, na UFPA (enviem e-mail para definir a data e o horário).

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Convocação TCC I e Estágio

Os alunos matriculados nas atividades de TCC I e Estágio Supervisionado deverão comparecer a Secretaria da Faculdade no dia 13 de outubro, nos seguintes horários:
  • TCC I - 8:00 horas.
  • Estágio - 8:30 horas.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

2ª Relatório TCC II

Como definido anteriormente, serão marcadas reuniões para a apresentação dos relatórios de andamento dos trabalhos, sendo que a segunda está sendo marcada para o dia 25 de outubro, as 9:00 horas.

Conteúdo dos Slides do 2º Relatório de TCC II

Cada relatórios deverá conter, no máximo, 15 slides, onde, de forma resumida, os seguintes elementos deverão ser apresentados:
  1. A capa deverá conter o título do trabalho, assim como o nomes e e-mails do(s) autor(es) e orientador(es).
  2. O segundo slide deverá conter os principais objetivos e metas do trabalho. Pode ser usado um slide extra, com uma imagem, para melhor descrever a temática do trabalho.
  3. O terceiro slide deverá apresentar um resumo dos objetivos e metas do(a) experimento/contribuição relacionado(a) ao TCC.
  4. A partir do quarto slide, textos resumidos e imagens (fotos, telas de aplicações, ...) deverão ser usadas para apresentar com maior detalhe o experimento/contribuição.
  5. O último slide deverá apresentar uma breve avaliação do(s) autor(es) quanto ao processo de desenvolvimento do trabalho, ressaltando atividades concluidas e a concluir.
Observações:
  1. Cada relatório deverá ser apresentado em no máximo 10 minutos.
  2. Os slides de cada relatório deverão ser enviados ao Coordenador de TCC até o dia 20 de outubro, no formato PDF.
  3. Antes do envio ao Coordenador, os slides deverão passar pela aprovação pelo Orientador.
  4. Lembra-se que estas apresentações não contam ponto para o conceito final do TCC, mas podem contribuir com a continuidade, ou não, do desenvolvimento do trabalho.
  5. Qualquer dúvida sobre o formato da apresentação deverá ser encaminhada através de comentário a esta postagem.