sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Linha de Envasamento

Imaginem uma linha de envasamento como a da figura a seguir. Vejam que as garrafas devem se mover pela esteira até que atinjam a posição correta. Quando isso acontece, a esteira para de funcionar e o injetor de líquido inicia o seu trabalho, enchendo as garrafas. Quando as garrafas estiverem cheias, o injetor para e a esteira volta a trabalhar.


Para que o modelo proposto no texto anterior possa funcionar automaticamente, deverá existir um sistema eletrônico, minimamente composto de:
  • Dois acionadores: motor de esteira (me) e motor do injetor (mi);
  • Dois sensores - sensor de posição (sp) e sensor de nível (si).
Como um circuito digital normalmente pode ser representado por uma tabela verdade, a seguinte foi desenvolvida para este problema. Observem na tabela, que a entrada é composta pelas possibilidades relacionadas aos dois sensores, tendo 0 para desativado e 1 para ativado. As saídas são compostas pelas possíveis ações relacionadas aos motores, sendo 0 para desligado e 1 para ligado.


A lista a seguir descreve as "possibilidades" avaliadas para cada uma das entradas da tabela verdade, a saber:
  • 00 - Quando o sensor de posição estiver desativado e o sensor de nível também; o motor de esteira deve estar ligado (movimentando as garrafas) e o motor do injetor deve estar desligado;
  • 01 - Uma situação impossível (x) está presente nesta "possibilidade" pois, caso o sensor de posição esteja desativado, será impossível verificar o nível de "enchimento" das garrafas, já que elas não estão em posição;
  • 10 - Enquanto o sensor de posição estiver ativado (garrafas em posição) e o sensor de nível não estiver indicando o preenchimento, o motor da esteira deve estar desligado e o motor do injetor deve estar ligado;
  • 11 - Esta situação ocorre assim que as garrafas atingirem o seu nível máximo permitido. Neste caso, o motor da esteira deve ser ligado e, ao mesmo tempo, o motor do injetor deve ser desligado.
Para desenvolver o circuito com função descrita na tabela verdade, devemos definir um ramo de circuito para cada saída. Para facilitar a tarefa, existem muitos geradores automáticos de circuito, como o observado no quadro a seguir. Para cada ramo do circuito selecione as opções da coluna Y e clique no botão Submit. Após isso, basta observas as informações relacionadas ao processo de desenvolvimento automático e o circuito lógico gerado.


Feito o desenvolvimento do ramos do circuito, basta criar um diagrama (simulação a seguir) que una estes ramos através das entradas de dados do circuito.


sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Retificador de Tensão

O circuito aqui apresentado tem como principal objetivo a observação do funcionamento de um retificador de tensão elementar, através da observação dos efeitos do diodo e do capacitor.
Como é um circuito rudimentar, a retificação de tensão usa de apenas um diodo e de um capacitor para a execução da função. Ao circuito são adicionadas as instruções básicas necessárias à compreensão do objetivo deste.

sábado, 18 de setembro de 2021

Observando Circuito RC

O projeto implementado na simulação permite testar o funcionamento do circuito de tempo normalmente conhecido como Circuito RC, afinal, tem como base um Resistor e um Capacitor.

Um Circuito RC é normalmente obtido pela "alimentação" de uma carga composta por um Resistor e um Capacitor, dispostos em série. Nesta implementação, uma lâmpada foi adicionada à série básica, de modo que, a lâmpada estará acesa enquanto o capacitor estiver em carga. Um módulo extra foi adicionado ao circuito já descrito. Este módulo, quando desligado o gerador, permite que, ao ser pressionado o botão, a carga armazenada no capacitor, seja "drenada" por este módulo, acendendo a segunda lâmpada.
A Simulação permite que seja observado o tempo de carga e descarga do capacitor. Ao iniciar a simulação a chave da fonte (a esquerda) já está ligada, permitindo que o capacitor seja carregado. Quando o amperímetro da fonte "zerar", desligue a chave da fonte e passe a pressionar o botão de descarga (na placa do circuito). Enquanto o capacitor estiver descarregando a lâmpada a direita estará acesa. Observe que, na descarga, a corrente do amperímetro também cai a zero.

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Controlador de Bomba D'água.

esta simulação tem como objetivo demonstrar, através de uma aplicação prática, a importância do uso de relés. A simulação ainda demonstra o uso destes componentes em uma aplicação com "memória", de modo similar aos esquemas usados nos computadores usados no início do século XX.
A simulação permite não tão somente a visualização do circuito, como também o seu uso (simulação). O usuário poderá acionar as chaves (geral e da bomba), ligando os componentes da simulação, assim como poderá simular o enchimento e/ou o esvaziamento da caixa d'água, através do acionamento das chaves que determinam os níveis baixo e alto da caixa.

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Perguntas da Disciplina de Tecnologias - 2017(1)

Caso tenha alguma pergunta ou sugestão a fazer, vá até o final desta página e clique na área de texto denominada "Digite seu comentário..." e assim o faça. Para as perguntas, você pode observar na lista a seguir, se ela já não foi feita por outro usuário.

terça-feira, 21 de abril de 2015

Reunião de Estágio do Dia 13/04

Caros Alunos

Na reunião do dia 13/04 (onde se repetiu a pouca frequência de alunos - apenas 8) foi deliberado o seguinte.

1) Como a UFOPA ainda não liberou o seguro para seus alunos e a atual Lei de Estágio obriga que os alunos somente cumpram a atividade de estágio se estiverem devidamente segurados, infelizmente só poderei aceitar os documentos de atividade de estágio de alunos que tenham seguro próprio, ou que a empresa que os acolheu esteja segurando o mesmo. Obviamente não aconselhamos que os alunos façam seus seguros apenas para esta atividade, pois isto é "obrigação" da instituição que está concedendo o estágio. Ao conversar com a coordenação do curso, foi confirmado que, persistindo a situação, a matrícula dos alunos sem local de estágio deverão ser canceladas (ou algo similar).

2) Também em conversa informal com a coordenação foi acertado que, para não comprometer as atividades dos alunos que atualmente estão em atividade voluntária em projetos de professores da UFOPA e que pretendam usar estas atividades como estágio, deveremos proceder da seguinte forma: i) Ao invés da entrega do "Contrato de Estágio", deverá ser entregue uma declaração (ou Carta de Aceite) do coordenador do projeto, apresentando o aluno como voluntário no mesmo e especificando o tempo para conclusão das atividades; ii) como se o aluno estivesse realmente fazendo estágio, este deverá entregar (nas datas especificadas a seguir) o plano e os relatórios de estágio; iii) esta documentação será arquivada para quando da regularização do processo de Seguro, por parte da UFOPA, estes documentos devem ser devidamente computados para a atividade de estágio.

3) O Plano de estágio, Carta de Aceite ou Declaração de Atividade Voluntária deveria ser enviada para a secretaria do curso, até o dia 16/04. Como não tive tempo de enviar estas informações antes, aceitarei o documento enviado até o dia 24/04.

4) O Plano de Estágio deverá ser enviado para o meu e-mail até o dia 24/04.

5) Os relatórios parciais devem ser enviados por e-mail pelo supervisor do estágio, ou entregues na secretaria do curso, devidamente assinados. O cronograma para entrega de relatórios é o seguinte: i) 30/04 e 29/05 para os Relatórios Parciais; ii) o Relatório Final deverá ser entregue até o dia 30/06.

Finalmente, gostaria que vocês comparecessem às reuniões de estágio (toda segunda-feira a cada 15 dias) pois não tenho tempo, nem secretária, para ficar preparando instruções e enviando por e-mail para os alunos que não comparecem. Isto não se repetirá.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Sugestões para Trabalhos de Circuitos Digitais

Braço Robótico.
A partir do braço hidráulico.
Controlado por Arduino.
Usar motores de passo (impressora) nas ações.
Robô Industrial 1.
Segue linha e desvia de obstáculos.
Sem controlador microprogramado (uso de componentes convencionais).
Robô Industrial 2.
Segue linha e desvia de obstáculos.
Usando Arduino e obedecendo comandos externos via Wi Shield.
Relógio Digital.
Apresentação em HH:MM em display de 7 segmentos.
Blink de segundo em LED ou dot point.
Pode ser implementado em simulador.
Relógio Digital no Arduino.
Apresentação em HH:MM em display de 7 segmentos.
Blink de segundo em LED ou dot point.
Pode ser implementado em simulador.
Cronômetro Digital.
Apresentação em MM:SS:CS em LCD ou display de 7 segmentos.
Start, stop e reset.
Pode ser implementado em simulador.
Cronômetro Digital no Arduino.
Apresentação em MM:SS:CS em LCD ou display de 7 segmentos.
Start, stop e reset.
Pode ser implementado em simulador.
Semáforo digital no Arduino 1.
Acionamento manual de parada para pedestre.
Intervalo de 20/120 segundos (implemente em 2/12).
Semáforo digital no Arduino 2.
Para cruzamento com 4 tempos com intervalo de 20s.
Detecção de fluxo com adição/redução de tempo em 50%.
Cancela de estacionamento.
Implementado no Arduino.
Acionamento automático por proximidade.
Contador de veículos.