terça-feira, 16 de outubro de 2007

Projeto Pedagógico 1

1 – Objetivos e Duração

1.1 – Objetivos

O Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação tem a informação como seu principal produto e, por isso, visa a formação de recursos humanos para o desenvolvimento de sistemas de informação para as diferentes áreas do conhecimento humano, de modo a atender às demandas da sociedade, aplicando a tecnologias de informação às áreas administrativas, científicas e industriais, em organizações públicas e privadas.

Como formação superior, o Curso objetiva preparar um profissional competente, ativo, empreendedor, ético, consciente de seu papel social e de sua contribuição no avanço científico e tecnológico do País e, em especial, do Estado do Pará e da Região Amazônica, e em sintonia com a Sociedade Brasileira de Computação, SBC, que recomenda:

“Um curso de Bacharelado em Sistemas de Informação deve propiciar formação sólida em Ciência da Computação, básica em Administração de Empresas e abrangente em Sistemas de Informação, enfatizando aspectos teóricos e práticos, visando a formação de profissionais para a atuação em desenvolvimento tecnológico em Informática, com ênfase em desenvolvimento de sistemas de informação em organizações, com o uso de modernas tecnologias de informação.”

Dentre as demandas da sociedade que comumente são atendidas com o auxílio de sistemas de informação podem ser citadas: armazenamento de grandes volumes de informações dos mais variados tipos e formas e sua recuperação em tempo aceitável; computação de cálculos matemáticos complexos em tempo extremamente curto; comunicação segura, rápida e confiável; automação, controle e monitoração de sistemas complexos; computação rápida de cálculos repetitivos envolvendo grande volume de informações; processamento de imagens de diferentes origens; jogos e ferramentas para apoio ao ensino, e outras.

Exemplos de aplicações são encontrados na rotina diária de empresas (computação envolvendo informações econômicas, financeiras e administrativas geradas por atividades empresariais, industriais e de prestação de serviços); no processamento de imagens geradas por satélites para previsões meteorológicas; em atividades ligadas à área da saúde (em hospitais, consultórios médicos e em órgãos de saúde pública); em sistemas de controle de tráfego aéreo; na comunicação através da Internet; nos sistemas bancários, etc. A computação é para o homem uma ferramenta indispensável e fundamental na vida moderna.

1.2 – Duração

Antes que se possa efetivamente expor as diretrizes pertinentes a duração do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, far-se-á a exposição do conjunto de motivos que levaram a esta disposição.

De acordo com as Diretrizes Curriculares de Cursos da Área de Computação e Informática, quanto aos tempos mínimos para cursos da área de Computação e Informática, tem-se:

• Recomenda-se que cursos superiores da área de computação e informática possuam o regime de matrícula por disciplina semestral ou regime seriado semestral;

• Cada semestre terá, no mínimo, 400 horas de trabalho acadêmico efetivo, distribuídas, no mínimo, em 100 dias úteis, excluindo o tempo reservado para os exames finais, quando houver;

• Os cursos de tecnologia devem ter quatro semestres e os outros cursos de graduação, no mínimo, oito semestres.

De acordo com as diretrizes da UFPA para a Construção do Projeto Pedagógico da UFPA, tem-se:

• Deve-se estabelecer o tempo padrão e o tempo máximo do curso;

• O tempo máximo corresponderá ao tempo padrão de duração do curso acrescido de 50%;

• Deve-se estabelecer a carga horária dos cursos de forma a evitar prolongamentos desnecessários ou reduções excessivas.

Avaliando e obedecendo as diretrizes e normas expostas, apresentam-se as seguintes especificações quanto a duração do curso.

• Estruturação de semestres letivos compostos de atividades curriculares com carga horária de 60 e/ou 90 horas (a ser adaptado para as atividades com duração de 50 minutos), onde pelo menos 30% do tempo destinado a de cada atividade será aplicado em tarefas de cunho prático e interdisciplinar;

• Tempo padrão para integralização de 3.390 horas de atividades, distribuídas em 7 semestres de 420 e 1 de 450 horas (a ser adaptado para as atividades por serem definidas), onde neste último estará o Estágio Supervisionado com duração mínima de 210 horas;

• Integralização em 4 anos, com tempo máximo para integralização curricular em 6 anos;

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