sábado, 6 de outubro de 2007

SISLOT - Gerência e Administração Pública

Título Provisório do TCC:
  • SISLOT - Gerência e Administração Pública
Orientandos:
  • Antonio Manoel de Carvalho Neto
  • Soemira Albuquerque Pena das Neves
  • Andréa Ferreira dos Santos

2 comentários:

  1. Monografia – TPD-Itaituba
    Equipe: Andréa Ferreira dos Santos
    Antônio Manoel de Carvalho Neto
    Soemira Albuquerque Pena das neves



    TEMA: Um Sistema de Apoio à Administração Pública: uma proposta para a Secretaria Municipal de Educação de Itaituba


    INTRODUÇÃO

    “A informação tecnológica pode ser a maior ferramenta dos tempos modernos, mas é o julgamento de negócios dos humanos que a faz poderosa”.
    Charles B. Wang.


    O homem desde os tempos mais antigos tem se preocupado em tratar dados, elaborando registro e manipulando estes dados para que estas informações possam ser utilizadas posteriormente para uso próprio ou de interesse de grupos sistemáticos ou não.
    Ao longo da história foram desenvolvidas inúmeras técnicas com o objetivo de minimizar os esforços humanos. A informática surge como importante instrumento de apoio à organização destes dados. O potencial dessa ferramenta vai muito além do simples contato com o computador, sendo a tecnologia da informação uma importante ferramenta usada em diversos ambientes, sejam eles públicos ou privados.
    O uso da tecnologia da informação é cada vez mais imprescindível nos dias atuais. Para isto, freqüentemente são disponibilizados recursos bem como investimentos para a realização de pesquisas, estudos, projetos, e inclusive, em qualificação funcional. Porém esta realidade ainda não se estendeu a todos apesar a invasão avassaladora das TICs, Tecnologia da Informação e Comunicação.
    O certo é que com a utilização da informação tecnológica, desde a mais simples até a mais sofisticada como aquela que envolve o uso do computador, está sempre voltada para a facilitação de tarefas das ações diárias. Um simples fichário, por exemplo, pode até ser preenchido manualmente, mesmo assim pode ser usado por qualquer organização, como um referencial de sistematização de dados.
    Um efeito visível do avanço tecnológico é o da globalização, quando temos hoje um mundo invadido pela tecnologia onde a construção do conhecimento está frente a frente com a modernidade, assim como a produção de bens e serviços que geram divisas econômicas. Qualquer empresa que queira ter um mínimo de competitividade busca estar afinada com estes avanços. Conhecer suas vantagens e desvantagens e tirar o melhor proveito das informações existentes. Assim, ganhar competitividade, controlar fluxo de negócios ou de informações, economizar tempo e dinheiro, minimizar erros, por conseqüência, ganhar qualidade de vida são desejos do homem moderno, refletidos na busca de eficiência e eficácia de seu trabalho.
    Se para a empresa privada isto é uma necessidade básica, para a empresa pública o fato não poderia ser diferente. Assim, analisando o ambiente de manipulação de dados da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Itaituba e comparando com o que hoje se almeja pela aplicabilidade do uso dos recursos tecnológicos existentes no mercado é que nasceu a preocupação de análise e proposição de uma solução piloto para esta organização pública, especificamente para o setor motor da SEMECD, denominado de Seção de Lotação.
    A Seção de Lotação está ligada à Coordenação de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SEMECD), tendo como principal objetivo distribuir, entre os professores do quadro de servidores da referida Secretaria, a carga-horária ofertada pelas escolas, discriminando-a por disciplina, série e turno. É através deste processo, denominado de “Lotação”, que é determinada a carga-horária mensal trabalhada por cada professor. Carga-horária esta, que é utilizada como base de cálculo do salário dos mesmos.
    O processo de lotação é muito repetitivo para ser feito com precisão a lápis e papel, tendo em vista que ao efetuar a lotação de um professor em uma determinada escola, é necessário que se verifique a carga-horária disponível na escola, bem como a disponibilidade do professor, verificando-se a quantidade de carga-horária, total e por turno, com a qual o mesmo já está lotado.
    Com a efetuação do processo de lotação a lápis e papel, torna-se difícil um acompanhamento eficaz, ágil e dinâmico da disponibilidade de carga-horária da escola e do professor, pelo fato de ser um processo muito complexo para a mente humana.
    As informações obtidas pelo processo de lotação, hoje registradas em papel e no computador, através de arquivos de texto e planilhas eletrônicas, são de fundamental importância para a Gestão da Educação, que as solicita em forma de trabalhosos relatórios para apoio nas tomadas de decisão.
    Assim sendo, se faz necessário a utilização de um software que automatize o processo de lotação, tornando-o mais ágil e eficaz e que possibilite a geração de diversos relatórios a partir das informações armazenadas em banco de dados.
    Analisar a literatura existente como forma de entender o problema acima descrito e, conseqüentemente, propor a criação de um Sistema (software) para suporte á Administração Pública – aqui entendida especificamente a SEMECD, é desfio deste trabalho que tem como objetivo principal analisar a situação atual da Gestão Pública, especificamente da Secretaria Municipal de Educação de Itaituba quanto a utilização de recursos da tecnologia da informação e comunicação propondo uma solução tecnológica para a problemática atual quanto ao controle informações operacionais e emissão de relatórios.
    Para efeito didático, será adotada a seguinte metodologia:
    * Primeira Parte – realização de revisão bibliográfica sobre técnicas e métodos em análise e projetos de sistemas que servirão como fundamento para o desenvolvimento de software em questão. O objetivo será o de compreender os métodos e técnicas mais adequados a realidade local e empregá-los futuramente para o desenvolvimento do software proposto;
    *Segunda Parte – fundamentação da problematização com a apresentação do problema, ou seja, a análise da situação atual da gestão do Setor de Lotação da SEMECD/Itaituba. O objetivo será analisar a situação atual da Gestão Pública, especificamente da Secretaria Municipal de Educação de Itaituba quanto a utilização de recursos da tecnologia da informação e comunicação;
    *Terceira Parte – a modelagem do software. O Objetivo será demonstrar as etapas executadas para a construção de um software que atendam as necessidades atuais da Secretaria Municipal de Educação de Itaituba – SISLOT (Sistema de Lotação).
    *Quarta Parte – apresentação das funcionalidades principais do software.O objetivo será apresentar as principais funcionalidades do SISLOT.
    Deste modo, a meta principal vem ser a de automatizar o processo de lotação da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Itaituba, possibilitando a geração de relatórios diversos a partir das informações armazenadas em bancos de dados, tornando o processo mais ágil, com demonstrativos mais confiáveis e de amplitude completa, uma vez que atualmente os dados são tratados de modo fragmentado e trabalhoso, não existindo uma padronização para a geração de relatórios específicos do sistema. Por ser este um setor de importância fundamental tanto para a vida funcional dos servidores públicos, que tem a partir deste a garantia de seus salários e prêmios, bem como, para a gestão financeira do sistema público, é imprescindível uma modernização de suas ações.
    Sabe-se que na atual situação econômica e social, servir com qualidade constitui um grande desafio para as Organizações Governamentais. As condições econômicas e sociais fazem com que as Administrações Públicas repensem as suas responsabilidades e métodos na prestação de serviços, gestão de recursos, custos e comunicação, tornando necessária a implantação de serviços, baseados em recursos de TIC - Tecnologia da Informação e Comunicação.
    Administração Pública moderna deve ser flexível, eficiente e eficaz constituindo um verdadeiro pressuposto de qualquer processo de modernização e desenvolvimento sócio-econômico para a sociedade. O processo de modernização da Administração Pública deve basear-se na assunção de um novo modelo de serviço público, fundamentado na aproximação do Estado aos cidadãos, contribuindo fundamentalmente para a implementação de modelos organizacionais mais ágeis, visando a desburocratização de decisões, a delegação de competências e descentralização de responsabilidades e a colaboração entre serviços, tendo como objetivo último a qualificação do serviço público.
    Apesar do avanço tecnológico crescer em grande escala o mesmo ainda não se vê na atual gestão pública deste município. Sabe-se que há desafios a serem vencidos pelos gestores públicos, mas conscientização é a palavra-chave. Os gestores públicos devem entender bem o que é e o que representa o software para administração publica, para não haver qualquer resistência à sua implementação. É preciso acreditar na solução e ter coragem para mudar. O desafio é grande, mas não é impossível de ser vencido.

    OBS: Cássio a Andréa fará o TCC conosco

    ResponderExcluir
  2. O texto tá até bom. Só quero agora uma descrição de cada possível capítulo do trabalho, contendo os objetivos e as metas dos mesmos.

    ResponderExcluir