Introdução: O reconhecimento de que as pessoas que vivem no campo têm direito a uma educação diferenciada daquela oferecida a quem vive nas cidades é recente e inovador, Esse reconhecimento extrapola a noção de espaço geográfico e compreende as necessidades culturais, os direitos sociais e a formação integral desses indivíduos. Para atender a essas especificidades e oferecer uma educação de qualidade, adequada ao modo de viver, pensar e produzir das populações identificadas com o campo – agricultores, criadores, extrativistas, pescadores, ribeirinhos, seringueiros – vem sendo concebida a Educação do Campo. No decorrer da história, as políticas públicas para essas populações não foram suficientes para garantir uma eqüidade educacional entre campo e cidade. Dados oficiais disponibilizados pelas instituições federais de pesquisa – IBGE, INEP e IPEA, entre outras – demonstram uma diferença acentuada entre os indicadores educacionais relativos às populações que vivem no campo e as que vivem nas cidades, com clara desvantagem para as primeiras. No âmbito das políticas públicas para a educação, pensava-se - e muitos pensam ainda - que o problema a ser resolvido para a educação das populações que vivem fora das cidades decorria apenas da localização geográfica das escolas e da baixa densidade populacional nas regiões rurais, falta de estrutura, de professores preparados, de transporte escolar adequado, de material didático-pedagógico. Isso implicava, entre outras coisas, a necessidade de serem percorridas grandes distâncias entre casa e escola e o atendimento de um número reduzido de alunos, com conseqüências diretas nos gastos para a manutenção do então denominado ensino rural. O grande desafio, na verdade, é a mudança do modelo de educação presente no campo. E uma das tentativas de se repensar esta educação, visando encontrar uma solução para estas questões, tem sido por intermédio da inclusão digital. Atualmente, existe a possibilidade da implantação de uma infra-estrutura computacional que atenda as necessidades dos educandos e educadores do Campo, a fim de integrá-los ao meio tecnológico para a obtenção de avanço tanto na área educacional quanto social. No decorrer deste artigo, faremos uma modelagem de infra-estrutura computacional que melhor se adeque a necessidade dos envolvidos na Educação do Campo, quer no papel de educando ou de educador.
PS: neste texto, estão inclusos a motivação, justificativa e objetivo.
Desculpe a demora em responder. Estou com pouco tempo. Mas la vai.
1) O texto está bem escrito, porém, os conceitos de definições não estão referenciados. Estes devem ser identificados por sua referência bibliográfica. Se não souberem como fazer perguntem.
2) Também quero (até o dia 31 deste mês) a descrição de cada capítulo do TCC, contendo os objetivos e metas de cada um deles.
Terá como objetivo abordar sobre a inserção do computador na escola, a fim de reforçar o processo de aprendizagem. Serão apresentados também, os recursos que auxiliam neste processo e que direcionam à uma reflexão sobre o computador como uma nova maneira de representar o conhecimento, provocando assim, um redimensionamento dos conceitos básicos já conhecidos.
2º cap.: Alfabetização de adultos:
Esta pesquisa traz enquanto objetivos, investigar quais são as contribuições e empecilhos do processo de Inclusão Digital na alfabetização de adultos, que fatores podem potencializar a superação destes educandos e quais elementos são obstáculos neste processo.
3º cap.: Infra-estrutura:
Tem como objetivo, a descrição da modelagem de uma infra-estrutura computacional que melhor se adeque a realidade dos educandos e educadores do campo no âmbito local, levando em consideração os recursos humanos, econômicos e sociais.
4º cap.: Modelo de metodologia: O objetivo/meta discorrerá acerca de:
a)Apresentação de ferramentas que auxiliem no processo de ensino; b)Construção de problemas; c)Desenvolvimento das soluções; d)Apresentação das soluções; e)Aplicação em grupo de questionário.
Oi Cássio,
ResponderExcluirAinda essa semana enviaremos a Introdução e o objetivo do nosso trabalho. Pedimos que inclua o nome do Jussyê Paz Mendes.
Até.
O Jussyê tá incluído.
ResponderExcluirIntrodução:
ResponderExcluirO reconhecimento de que as pessoas que vivem no campo têm direito a uma educação diferenciada daquela oferecida a quem vive nas cidades é recente e inovador, Esse reconhecimento extrapola a noção de espaço geográfico e compreende as necessidades culturais, os direitos sociais e a formação integral desses indivíduos.
Para atender a essas especificidades e oferecer uma educação de qualidade, adequada ao modo de viver, pensar e produzir das populações identificadas com o campo – agricultores, criadores, extrativistas, pescadores, ribeirinhos, seringueiros – vem sendo concebida a Educação do Campo.
No decorrer da história, as políticas públicas para essas populações não foram suficientes para garantir uma eqüidade educacional entre campo e cidade. Dados oficiais disponibilizados pelas instituições federais de pesquisa – IBGE, INEP e IPEA, entre outras – demonstram uma diferença acentuada entre os indicadores educacionais relativos às populações que vivem no campo e as que vivem nas cidades, com clara desvantagem para as primeiras.
No âmbito das políticas públicas para a educação, pensava-se - e muitos pensam ainda - que o problema a ser resolvido para a educação das populações que vivem fora das cidades decorria apenas da localização geográfica das escolas e da baixa densidade populacional nas regiões rurais, falta de estrutura, de professores preparados, de transporte escolar adequado, de material didático-pedagógico. Isso implicava, entre outras coisas, a necessidade de serem percorridas grandes distâncias entre casa e escola e o atendimento de um número reduzido de alunos, com conseqüências diretas nos gastos para a manutenção do então denominado ensino rural.
O grande desafio, na verdade, é a mudança do modelo de educação presente no campo. E uma das tentativas de se repensar esta educação, visando encontrar uma solução para estas questões, tem sido por intermédio da inclusão digital.
Atualmente, existe a possibilidade da implantação de uma infra-estrutura computacional que atenda as necessidades dos educandos e educadores do Campo, a fim de integrá-los ao meio tecnológico para a obtenção de avanço tanto na área educacional quanto social.
No decorrer deste artigo, faremos uma modelagem de infra-estrutura computacional que melhor se adeque a necessidade dos envolvidos na Educação do Campo, quer no papel de educando ou de educador.
PS: neste texto, estão inclusos a motivação, justificativa e objetivo.
Desculpe a demora em responder. Estou com pouco tempo. Mas la vai.
ResponderExcluir1) O texto está bem escrito, porém, os conceitos de definições não estão referenciados. Estes devem ser identificados por sua referência bibliográfica. Se não souberem como fazer perguntem.
2) Também quero (até o dia 31 deste mês) a descrição de cada capítulo do TCC, contendo os objetivos e metas de cada um deles.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTá começando a ficar feio o negócio...
ResponderExcluirDescrição dos capítulos:
ResponderExcluir1º cap.: Informática na educação:
Terá como objetivo abordar sobre a inserção do computador na escola, a fim de reforçar o processo de aprendizagem. Serão apresentados também, os recursos que auxiliam neste processo e que direcionam à uma reflexão sobre o computador como uma nova maneira de representar o conhecimento, provocando assim, um redimensionamento dos conceitos básicos já conhecidos.
2º cap.: Alfabetização de adultos:
Esta pesquisa traz enquanto objetivos, investigar quais são as contribuições e empecilhos do processo de Inclusão Digital na alfabetização de adultos, que fatores podem potencializar a superação destes educandos e quais elementos são obstáculos neste processo.
3º cap.: Infra-estrutura:
Tem como objetivo, a descrição da modelagem de uma infra-estrutura computacional que melhor se adeque a realidade dos educandos e educadores do campo no âmbito local, levando em consideração os recursos humanos, econômicos e sociais.
4º cap.: Modelo de metodologia:
O objetivo/meta discorrerá acerca de:
a)Apresentação de ferramentas que auxiliem no processo de ensino;
b)Construção de problemas;
c)Desenvolvimento das soluções;
d)Apresentação das soluções;
e)Aplicação em grupo de questionário.
Cássio, estamos com dúvidas em como fazer as referências bibliográficas.
ResponderExcluirContamos com você, companheiro de luta!
:)